Monday, November 17, 2014

Série "Experimentando Birmingham" Post 1: The University of Birmingham

Olá lindos e maravilhosooos :D 

Semana passada alguém veio me perguntar coisas sobre a universidade, a cidade e tudo mais. Parece que tá tendo processo seletivo pro CSF de novo (boa sorte galeraa!!) e desde então fiquei na cabeça de fazer uma série de posts que falavam como é a minha vida aqui, como é a universidade, a cidade no geral, os meus custos, se a bolsa que recebo é suficiente, etc. Não sei ainda quantos posts vão dar, mas acho que vou deixar vários preparadinhos pra todo dia ter um post. A ideia é poder ajudar todo mundo que tá vindo a se programar melhor e dar uma ideia geral das coisas por aqui. Vou destacar alguns pontos positivos e negativos, no meu ponto de vista claro! Essa série era pra ter começado semana passada, mais quem me segue no Instagram (se não segue, tem o link aqui do lado embaixo da minha linda descrição) sabe que semana passada foi aniversário do meu namorado. Na quarta eu viajei pra cidade dele, Leicester, e na sexta fiz uma festa surpresa com os amigos lindos do flat! Só amor, beijinhos, brigadeiros e cachorro quente (porque eu sou a louca da comida e festa pra mim tem que ser que nem festa de criança hahahahaha). Bom, chega de enrolação que já falei muito, vamos começar??

The University of Birmingham


A história da University of Birmingham começou em 1828, com a fundação da Queen's College de Birmingham, que era a Birmingham School of Medicine and Surgery. Em 1870 foi fundado o Mason Science College, que viria a ser o núcleo fundador da University of Birmingham. Em 1900 a universidade ganhou o Royal Chater, que era um prêmio nobre dado a organizações importantes da época, e se tornou a University of Birmingham. Joseph Chamberlain é considerado o fundador da universidade, pois foi muito importante para sua criação na época, tanto que existe a Joseph Chamberlain Memorial Clock Tower em homenagem a ele. Esta é a maior torre de relógio de livre acesso do mundo com aproximadamente 100 metros de altura e é apelidada carinhosamente de Old Joe por nós, lindos alunos :D 
Old Joe sendo linda como sempre <3

Ostentando a vista em perfeita companhia :)
  Hoje a University of Birmingham é a 17ª universidade na lista das melhores universidades do Reino Unido (segundo o The Complete University Guide), foi eleita University of the Year (Universidade do ano) em 2013/2014 e o departamento de Computer Science (meu departamento) ficou em 1º lugar no ranking do The Guardian como melhor Computer Science School do Reino Unido. 

Só dai já dá pra ver que a University of Birmingham é uma universidade incrível. Mas quero falar um pouquinho da estrutura e de como tá sendo pra mim estudar aqui! 

A Estrutura

Gente, a universidade é enorme. É um dos maiores campus do UK. Eu estudo no Brasil num pólo do interior, então já fiquei super impressionada. Mas mesmo meu namorado que veio pra cá antes e tá estudando numa universidade aqui (a University of Leicester) disse que o campus daqui era grande demais! Aqui tem no mínimo um prédio gigante pra cada departamento, fora todos os prédios de administração, centros esportivos e tudo mais. Além disso, tem a Guild of Students, que é um espaço muito legal com um lugar pra comer e muita informação pros alunos. Lá dentro você encontra muitas dicas sobre a universidade (desde os lugares e onde encontrar acomodação até empregos pra você trabalhar durante as aulas) e lá eles fazem muita interação entre os alunos, principalmente no início do ano letivo. Além disso lá acontecem as melhores festas daqui (segundo todo mundo, porque eu sou preguiçosa e só fui em uma festa lá hahahahaha, mas mesmo assim foi a melhor que eu fui aqui :D) 

A parte ruim é que você anda no mínimo 15 minutos pra qualquer esquina que deseje ir hahahaha É até engraçado. A gente mora no Pritchatts Park. Eu e o pessoal que veio com PSE ficamos na Pritchatts House junto com uma parte do pessoal que veio sem PSE. A outra parte mora no Oakley Court, também aqui no Pritchatts Park (Eu vou fazer um post específico falando sobre nossa acomodação aqui e também vai ser nessa série de posts!). O Pritchatts não fica tão longe assim da parte central da universidade, como eu disse, uns 15 minutos até lá. Se você der sorte e for de Computer Science como eu, o prédio do departamento é o mais perto que tem daqui, com uma distância de 10 minutos. 

Birmingham é cheia de morros e, como todo lugar da Inglaterra, as pessoas fazem muita coisa a pé. Os estudantes daqui fazem tudo a pé ou de bicicleta. Eu até tinha a opção de comprar uma bicicleta, mas depois de cair e bater a cabeça 3 vezes em 1 ano no qual eu fui de bicicleta pra universidade, achei melhor exercitar minhas pernocas mesmo. E não é que foi bom? Desde que vim pra cá perdi uns 3kg (mesmo comendo essas porcarias daqui xD). Ainda vou começar o projeto verão (#verãominhagordura hahahahaha) e conto melhor aqui. 

Nem sei mais o que falar com relação a infraestrutura, porque é incrível. Temos uma biblioteca enorme onde você pode alugar vários livros e por um período de até 1 mês, vários laboratórios de computadores espalhados em quase qualquer prédio dessa universidade, a maioria liberado pra todos os alunos (alguns são liberados apenas pros alunos daquele departamento). Sempre tem uma máquina  copiadora com Scanner aqui pra usar (porém você paga ok? Custa 2p por página se imprimir preto e branco frente-e-verso e 4p se imprimir preto e branco só um lado da folha) e tals. 

O Curso 
Prédio do Departamento de Computer Science :D
Aqui eu faço o curso MEng Computer Science and Software Engineering. Esse seria um curso de graduação + mestrado aqui e é de 4 anos (a maioria são 3 anos). Como aluna intercâmbista do CSF eu posso fazer qualquer disciplina que quiser de outros departamentos, desde que o outro departamento aprove. O departamento de medicina não deixa nenhum intercâmbista fazer aula lá, mas eu não queria mesmo fazer nada de medicina xD 

Como eu tô praticamente formada em Computação no Brasil (10 anos de faculdade já hahahaha mentira, são 5 :'/ ) e tenho gostos peculiares com relação ao meu curso (não curto nada de robótica e essas matérias mais pesadas, de hardware, com muita programação; gosto mesmo de matérias de gerenciamento de projetos e de qualidade) foi MUITO difícil pra mim achar matérias legais que eu ainda não tivesse feito. O resto do pessoal de computação achou bem fácil, mas eu não curtia a maioria das matérias, o que foi um probleminha chato pra mim. No final acabei pegando umas matérias bem legais, de trabalhos em grupos, o que me ajudou muito porque falo muito mais inglês do que meus amigos de outros cursos que fazem matérias 'normais' (onde você tem aulas e depois prova sabe?), porque eu interajo muito com alunos daqui, e ingleses também. Além disso peguei francês (a gente pode fazer uma matéria de línguas aqui contando nos créditos, aeeeee!!) e uma do departamento de business. 

 Sobre as aulas, a maioria das aulas pra mim tem um conteúdo muito tranquilo. Sério, matérias de mestrado têm um conteúdo de matérias de 5 ou 6 período pra mim e eu sinto que já vi tudo o que podia ver na faculdade. Não sei se acontece em outros cursos, mas achei o curso de computação muito tranquilo. 

O ano letivo aqui é dividido em dois terms (não consigo falar semestre porque tem umas 10 semanas de aula xD) e vai de setembro até junho. De setembro a dezembro é o autumn term, que para normalmente na segunda semana de dezembro pras festas de final de ano. O segundo term começa em janeiro e vai até março, é o spring term. Em abril as universidades param de novo pro Easter break, algo como férias de Páscoa, só que no Brasil temos só 1 semana, e aqui é 1 mês (ô povo que curte férias). Depois do Easter Break as aulas voltam só pra revisões e provas em maio. Em junho, todo mundo de férias de novo (sem zueira, são 5 meses de férias no ano xD) até setembro!  Todas as provas são em maio, inclusive as provas das matérias do primeiro term (sim, você termina suas aulas em dezembro, fica uns 5 meses sem olhar na cara da matéria e depois tem prova, tchan dãn). De junho a setembro é o período onde fazemos algum estágio ou projeto de pesquisa por aqui (todos  os alunos do CSF tem que fazer um dos dois). Basicamente, os estágios de verão são bem disputados e já começam as inscrições no final do ano anterior, tem mil fases de entrevistas e tals. Mas os projetos não ficam pra trás e os alunos já começam a procurar os professores com certa antecedência.
 
Ufaaa, quanta coisa! Sim, eu falo pelos cotovelos! Espero ter esclarecido as maiores dúvidas de todo mundo! Se você ainda tem alguma dúvida mais específica, coloca nos comentários que eu respondo ok? 

Beijocas pra todos, até a próxima (que não vai demorar muito, juro)!! :*




2 comments:

  1. Oi Gabriela.

    Primeiramente, parabéns e obrigado pelo blog, tá ajudando bastante. Estou considerando em colocar Birmingham como primeira opção quando a hora chegar (o processo ainda tá no comecinho).

    Bom, tenho duas dúvidas sobre o curso. Você falou que cursa MEng Computer Science and Software Engineering. A primeira dúvida é: você escolheu esse curso já na etapa da escolha das universidades ainda aqui no Brasil ou foi alocada depois? Pergunto porque achei que as universidades tivessem restrições quanto a alunos de graduação cursando MEngs.
    Aqui eu curso engenharia da computação, onde o equivalente aí na University of Birmingham é Computer Systems Engineering. Esse curso tem as duas "versões" (MEng e BEng). Minha segunda dúvida é: mesmo meu curso tendo a "versão" BEng e eu me inscrevendo nela, é tranquilo cursar disciplinas do quarto ano da MEng? Pergunto porque na época da viagem já estarei no nono período do curso, tendo cursado todas as disciplinas obrigatórias da ementa, então não gostaria de cursar disciplinas que já paguei aqui, como acontece com algumas pessoas.

    Por enquanto é isso. Conforme tu for postando mais e as dúvidas aparecendo, eu vou perguntando. =P


    Obrigado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Moisés! Desculpa a demora pra responder! Fico bastante feliz que o blog esteja ajudando :D

      Então, quando eu fui escolher as universidades no Brasil, cada universidade tinha alguns cursos abertos para o intercâmbio (nem todos são abertos) e o meu curso era um desses. Acho que é o único curso MEng que eu vi aberto, os outros eram BEng ou Bsc, mas, pelo menos aqui na UoB, não tem problema nenhum cursar outras disciplinas. O departamento de Computer Science deixa a gente cursar qualquer disciplina que quiser e ainda deixa cursarmos disciplinas de outros departamentos, desde que esse outro departamento aprove. Eu, por exemplo, curso uma matéria do departamento de Business =D Espero que tenha ajudado! Qualquer coisa só perguntar ok? Beijão :*

      Delete