Thursday, June 19, 2014

Minhas Experiências - Visto de Estudante para o Reino Unido

Oi gente =) 

Como tinha dito antes, eu estou num processo de intercâmbio para o Reino Unido e vou contar também minhas experiências sobre esse processo aqui. Aproveito pra lançar aqui a primeira série do blog: Minhas Experiências. Vou falar sobre experiências burocráticas, experiências emocionais e experiências bobas de vida, sempre tentando dar dicas que eu acho importantes e que podem ajudar. A primeira experiência é sobre o processo pra tirar o visto de estudante, o Tier 4. Parece um processo simples (e é), mas gera muita expectativa e muito nervosismo pra quem está no processo. Bom, senta na cadeira e prepara que o post é longo! Vamos lá!

Informação Importante: Lindos e lindas, eu fiz a minha 'aplicação' (não consigo encontrar uma palavra decente) pro visto no Rio de Janeiro, então algumas informações (como chegar e onde tirar as fotos) são específicas pro Rio. Pra quem for fazer a aplicação em outro lugar, recomendo procurar essas informações antes. 


Documentos 

Eu levei: 
  • Appendix 8 - Só por desencargo de consciência. Imprimi e preenchi (tinha algumas rasuras, mas ok :p) e enviei. Perguntei pro moço na recepção se era pra enviar ele falou que algumas pessoas estavam enviando e outras não, que ficava a critério da pessoa e que ele não tinha uma informação certa se era ou não pra enviar. Decidi colocar lá, mesmo que as perguntas sejam iguais às respondidas no site.
  • Application - Quando você faz a aplicação pro visto, responde uma série de perguntas no computador (é uma versão do Appendix 8 digitalizada). No final, eles mandam uma confirmação dessa aplicação. Mas no site aparece um botão "Print Application". Você tem que clicar nesse botão e imprimir sua application direto do site. NÃO PODE IMPRIMIR A QUE MANDARAM PRO E-MAIL, porque a do site tem código de barras e blablabla, enfim, é diferente. Ai você assina duas páginas lá e pronto. Não acho que tenha necessidade de enviar cópia, porque você pode baixar e imprimir no seu computador sempre que quiser. 
  • Appointment Confirmation - Também dá pra imprimir no site do visto. É simplesmente uma página dizendo o dia, horário que você tem que ir lá e o endereço. Dizem que você precisa disso pra entrar. O carinha nem olhou o meu, mas achei válido levar até pra auxiliar a encontrar o lugar, já que lá tem o endereço, número da sala, tudo certinho. 
  • Carta de Benefícios - A que o CNPQ/CAPES mandou pra gente. A carta de benefícios já tem uma parte inglês, então é tranquilo. Imprimi apenas 1 cópia, porque, novamente, tenho ela no meu notebook e posso acessá-la sempre que quiser.
  • CAS - Minha uni (University of Birmingham) mandou um e-mail com todas as infos do CAS, digitado direto no e-mail ¬¬' (nem pra mandarem em anexo hahaha). Eu imprimi o e-mail e pronto. Esse também não levei cópia porque não achei necessário, já que o CAS tá no meu e-mail. 
  • Histórico original - Eu mandei o histórico antigo, o mesmo que mandei pro UUK na época da inscrição nas universidades. Apesar da UFF disponibilizar o histórico pra mim sempre, eu quis guardar esse antigo, porque foi o que eu traduzi, então pra ficar igual, eu preferi mandar esse e ter ele de volta. No caso então, mandei uma cópia. 
  • Histórico traduzido - Original e cópia. 
  • Offer letter - Minha uni mandou pra cá pra casa uma cartinha de confirmação da offer. Me senti naqueles filmes americanos onde os alunos recebem em casa uma carta falando que passaram na universidade. Muito amor. Decidi mandar ela também (só pra mostrar que minha uni me ama hahaha). Mandei original e cópia.
  • Carta do TOEFL - Eu já tinha recebido a carta do TOEFL em casa, então mandei original e cópia. Quem não recebeu ainda, pode mandar o print da página com as notas. 
  • Passaporte - O último e mais importante hahaha Não precisa de cópia do passaporte galera ;)

Fotos

Além dos documentos acima, você também precisa mandar duas fotos. Quando eu cheguei no lugar do visto (fica no 21º andar de um edifício bem conhecido no centro do Rio), eu perguntei sobre as fotos. A moça me explicou exatamente como deveriam ser e tals. 
Você tem que ter duas fotos 3,5 x 4,5 (não é foto de passaporte nem de visto gente, porque as fotos que tirei pro visto nos EUA eram 5x7). Especifique bem essas medidas na hora de tirar. As fotos devem ser tiradas em fundo branco, sem nada no rosto, nem cabelo (se você tem franja, não importa em qual ângulo ela seja, leve uma presilha pra tirar do rosto) e bem focada no rosto. Sim, vc fica com cara de bolacha. Dica pras meninas: Vá de maquiagem, pra ficar menos pior. Aproveita e faz um contorno bem bom no rosto, pra diminuir a cara de bolacha hahahahah

As fotos NÃO são tiradas no lugar do visto. É que aqui no Rio as salas onde tiramos o visto ficam num edifício bem grande e no térreo tem um lugar onde tira foto. São 4 fotos por R$10, o cara tira foto direitinho, sai na hora, muito tranquilo. Mas não sei que horas abre, então se você agendar horário de 9hs, melhor não confiar que vá abrir antes das 9hs. Você pode tirar suas fotos antes em qualquer lugar, mas atentem pra obedecer certinho as condições do visto ok? 

Xerox

No Rio, no subsolo do edifício onde se tira o visto tem uma xerox. Na entrada do prédio tem umas escadas rolantes. Pega a escada rolante pra descer e quando chegar lá embaixo, olhe pra direita. Mas eu achei carinha, R$0.40 a xerox. Quase chorei. E não acho que abra antes das 9hs. Acho melhor já tirar antes na sua uni.

Como chegar

O lugar de tirar o visto (não é o consulado) fica em duas salas no 21º primeiro andar do Edifício Shopping Central. Esse é um dos edifícios mais conhecidos do centro, fica na Av. Rio Branco. Basicamente você acha a Av. Rio Branco e pergunta em qual direção ir pra chegar no Edifício Shopping Central. Pra quem é marrento(a) e não quer perguntar, fica no número 156 ;)
Eu fui de carro, mas não aconselho. Só fui de carro mesmo porque moro numa cidade vizinha, mas o estacionamento é caríssimo e andar no centro do Rio é desafiador (a não ser que você more em SP, mas ai não tem porque vir para o Rio tirar o visto). O melhor conselho da vida que posso dar pra vocês é: VÃO DE METRÔ! Juro gente, tem uma estação de metrô EM FRENTE ao Edifício Shopping Central. Não, não é do lado, não tem que virar a rua, NADICA DE NADA. É EM FRENTE MESMO. Juro gente! A estação é a Estação Carioca. Ela tem duas saídas: Uma fica DO LADINHO do edificio: é só sair e olhar pra esquerda. E a outra fica em frente, você sai da estação em uma "praça", ai dá uma boa olhada em volta que você vai achar o edifício. Dá pra ir de ônibus também, mas tenha em mente que o trânsito tá caótico, então saia com antecedência infinita. Aconselho mesmo o metro. 

O processo

Eu cheguei, apertei o interfone, mandaram eu entrar. Chegando lá, é obrigado a desligar o celular. Uma moça passa um detector de metais em vc, mas ela é bem tranquila e fala que é procedimento de segurança. Também olha a sua bolsa e vê o que tem lá. 
Depois disso, eu fui no guichê e o moço me atendeu (super simpático, ficou me zoando porque eu virava a folha pra escrever xD), pediu passaporte, 2 fotos e a application. Ele colou uma foto na application se não me engano e outra num checklist. O checklist é uma folha onde você vai marcando os documentos que tá enviando. É confuso, mas eu perguntei várias coisas lá e o moço me explicou tudo na maior paciência. Super fofo ele. Ai depois eu assinei o checklist, assinei de novo a application onde ele pediu, entreguei os documentos e falei um endereço. Ai depois ele perguntou se eu queria buscar os documentos lá (acho que isso só pode no Rio) ou pagar a taxa pra enviar pra casa. Preferi pagar a taxa porque pago caro pra chegar no Rio. A taxa é de R$82, é única pra qualquer lugar do país e você pode pagar com cartão de crédito ou débito, não precisa ser internacional. Mas não pode pagar com dinheiro. Depois ele me deu um saco lá de envio e pediu pra eu escrever meu endereço nele (era onde iam enviar os docs pra mim). Deu branco na hora (de nervoso) e eu esqueci o CEP. Os rapazes me ajudaram a achar o CEP nos meus documentos *.* 
Ai um outro rapaz me levou pra uma salinha pra tirar a biometria. Basicamente ele mandou eu falar algo lá (provavelmente pra identificar voz), mandou eu confirmar meus dados na telinha, depois tirar as digitais, tirar outra foto (com cara de bolacha) e pronto. 
A última parte é a entrevista. Eu sai da sala de biometria, o outro moço me deu um recibo dos dados biométricos e mandou eu entrar na sala de entrevista. É uma sala vazia, com apenas um computador e um headset. Não tem ninguém lá, só a moça fofa da entrevista no computador. 

A entrevista

No guichê tem um aviso dizendo que todos os candidatos ao visto Tier 4 precisam fazer entrevista agora. Eu tava MORTA de medo dessa entrevista. Eu vou com PSE (Pre-Sessional English Course) e meu conhecimento é limitado. Mas foi até mais tranquila do que eu imaginava. Eu imaginava uma carrasca maléfica, mas dei de cara com uma britânica FOFA que me lembrou a Zoe *_* (Se você não sabe quem é Zoe, aconselho a procurar por "Zoella Sugg", ela é uma fofa, meu Deus, morro com ela e com o sotaque divo dela). Ela me fez as seguintes perguntas, nessa ordem:
  • Fale seu nome, data de nascimento e nacionalidade
  • Qual curso você escolheu no UK?
  • Por que você escolheu esse curso?
  • Qual universidade você escolheu no UK?
  • Por que você escolheu essa universidade?
  • Por que você escolheu o UK?
Tenho algumas dicas com a entrevista. 
  •  Planeje um pouco o que você vai falar. Às vezes tem uma ou outra pergunta diferente, mas não passa muito disso não. Então é bom você sentar e ver o que vai falar, principalmente nas perguntas de "Por que". Eu aconselho a dar respostas curtas, de algo como 1 ou 2 frases. Só teve uma pergunta que a moça não entendeu o que eu quis dizer, porque eu disse que a universidade tinha "great scores in rankings". Ela perguntou e eu respondi dizendo que tinha "great position in rankings", o que ficou melhor e ela entendeu mais. Mas eu fiquei nervosa hahahaha Então de novo, planeje bem o que vai falar. Você pode ter uma ou outra pergunta diferente, mas no geral, você não vai ser pego de surpresa.
  • Treine antes com alguém. Eu pedi pro meu namorado fazer a entrevista comigo, por Skype (ele tá no UK) e isso ajudou bastante. Eu treinei falar "1992" porque nunca conseguia falar "ninety" hahahaha 
  • Não tem problema pedir pra repetir. A última coisa que ela perguntou foi se eu entendi tudo o que ela disse na entrevista. Eu pedi pra repetir 2 ou 3 vezes hahahaha mas ela repetiu e eu entendi no final. Ai ela deu um super sorriso, me disse bom dia e etc. Apaixonei *_* queria tirar uma foto com ela e colocar num porta retrato hahahaha 
  •  O vídeo travou um pouco, mas o áudio tava bom (na maior parte do tempo).
  • Ela falou SUPER HIPER pausadamente e fiquei impressionada porque entendi ela melhor do que meu boy (que to acostumada a ouvir, porque sempre converso com ele em inglês). Sotaque britânico é vida *________*
  • Já falei que a moça era super fofa? hahahaha :p 


Recebendo o Visto

Depois desse processo todo, eles mandam vários emails. Quando eu cheguei em casa à tarde tinha um e-mail falando que meu visto seria encaminhado pro consulado no dia seguinte. Uns dois dias depois, outro e-mail dizendo que ele tinha chegado no consulado e que seria processado. Mais uma semana depois acho, outro e-mail dizendo que ele saiu do consulado em direção ao VSF do Rio (onde eu entreguei os documentos) e acho que no dia seguinte, um quarto e-mail dizendo que ele tinha sido enviado pra minha casa. O visto chegou na minha casa EXATOS 14 dias depois de eu ter levado os documentos no Rio com todos os documentos originais que tinham ido junto com uma cópia. Os documentos sem cópia não voltaram. Ele é lindo, brilhoso e fofo e meu passaporte tá ficando divo *_*

Bom, é isso. Espero que tenha ajudado vocês! Qualquer coisa só perguntar que eu respondo! 

Beijocas,

Gabi =) 

No comments:

Post a Comment